Escola Superior de Bombeiros Cel PM Paulo Marques Pereira

Rodovia Prefeito Luiz Salomão Chamma, km 45,5
Franco da Rocha SP  07859-340

Telefone: 11 - 4819-5200

Escola Superior de Bombeiros Cel PM Paulo Marques Pereira

Escola Superior de Bombeiros (ESB) - Instituição de ensino do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo localizada na cidade de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Atualmente é a maior escola de bombeiros da América Latina, e é responsável pela formação, capacitação, atualização e especialização de bombeiros de todo o estado. Possui atualmente um corpo discente flutuante que atinge o número de centenas de alunos e organiza anualmente mais de 20 cursos de especialização e formação para a área de bombeiro. Por ter reconhecimento nacional e internacional, constantemente recebe alunos de outros estados da nação bem como das forças armadas. Não raramente recebe visitas de caráter técnico de bombeiros de outras nações com a finalidade de intercâmbio. A ESB atualmente serve como referência doutrinária para o CBPMESP estando concentrados a maioria dos cursos de especialização e formação. A história da ESB, berço da formação dos bombeiros paulistas, remonta ao ano de 1964, com a implementação da Companhia Escola nas atuais dependências do 1º Grupamento de Bombeiros - Posto Cambuci. Já em 1967 é criado o CIAd (Centro de Instrução e Adestramento) na Invernada do Barro Branco, que passa então a organizar todos os cursos de formação de bombeiros da então Força Pública do Estado de São Paulo (atual Polícia Militar do Estado de São Paulo) e alguns cursos de especialização.

Em 1986 o CIAd passa suas atribuições diretamente ao CCB (Comando do Corpo de Bombeiros), sediado na praça da Sé, onde permanece a Escola até o ano de 1999, quando então é terminada a construção do CEIB (Centro de Ensino e Instrução), sediado em Franco da Rocha/SP. Em 1998 houve a formação da 1ª Escola de Bombeiros, onde estes foram os pioneiros em iniciar as atividades ali hoje ESB na época chamada CEIB, quando houve também a ocupação histórica pela caminhada desta turma de bombeiros de Pirituba até a ESB a pé. Em 2009, por conta da reestruturação do sistema de ensino na Polícia Militar o CEIB têm seu nome alterado para ESB e ganha status de Escola Superior.

A Escola Superior de Bombeiros recebe também o nome do Coronel PM Paulo Marques Pereira. Uma simples homenagem a um dos oficiais que mais contribuiram para a área de treinamento e instrução do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
A ESB encontra-se com 48 anos de exitência. Anos estes dedicados à instrução da tropa de bombeiros do Estado de São Paulo bem como de outros estados e nações amigas. A área de treinamento e instrução contam com grande quantidade de salas de aula, munidas de equipamentos de multimídia que proporcionam dinamismo às instruções e um maior nível de compreensão pelo corpo discente.

A ESB possui variadas seções de Administração interna que controlam todos os aspectos e necessidades do cotidiano acadêmico.

Os alunos usufruem de dormitórios os quais são utilizados para o descanso dos mesmos além ainda da integração entre os vários residentes da caserna. Contam com instalações sanitárias de alta qualidade os quais são constantemente higienizados a fim de que os alunos possuam um ambiente salubre de convívio. A ESB conta ainda com estacionamentos que visam atender às necessidades básica dos alunos.

É possível verificar a existência de diversas de estruturas voltadas para o condicionamento físico do corpo discente, como quadras e campos de futebol, quadras poliesportivas com aparatos de ótima qualidade, tatame para a prática de modalidades de artes marciais, academias de ginástica com equipamentos de última linha, piscina, pista de atletismo, quadra de tênis, além de uma área de vegetação extensa da qual pode ser utilizada para o lazer do aluno.
Por fim, a ESB possui ainda uma Unidade Intensiva de Saúde, dividida em uma área médica e uma área odontológica, a qual tem como finalidade dar um pronto atendimento à quaisquer necessidades dos integrantes da OPM.

Escola de formação, capacitação, atualização e especialização de Bombeiros do Estado de São Paulo, outros estados do Brasil e diversas outras nações.

A Escola Superior de Bombeiros é responsável pela formação, capacitação, atualização e especialização de bombeiros de todo o Estado de São Paulo. Localizada em Franco da Rocha, é a maior escola de bombeiros da América Latina. O local tem como

Mostrar o Mapa

Informações do Local


Fundado: 18 de fevereiro de 1964.

Categorias: Organização governamental

Hours

Seg: 07:30 - 16:30
Ter: 07:30 - 16:30
Qua: 07:30 - 16:30
Qui: 07:30 - 16:30
Sex: 07:30 - 12:30



Informar um Problema

São Paulo Tweets

IQVIA Careers
IQVIA Careers
Want to work at IQVIA? We're hiring in #SãoPaulo, SP! Click for details: https://t.co/TfVgnc3j7l

Brazil Business/Mgmt
Brazil Business/Mgmt
Career tip for landing jobs like "Líder de Operações BPO (Team Leader)" in #SãoPaulo, SP. Go on informational inter… https://t.co/MHrV4a2RiF

VouCuidar
VouCuidar
Doe sangue. #hemocentro #sp #voucuidar https://t.co/82YB9MJ7Rp

TMJ-BRA Jobs
TMJ-BRA Jobs
If you want to belong to a pioneering culture where opportunities are limitless and collaboration is key – we look… https://t.co/Spj2Y4lkGJ

Disco Dramma
Disco Dramma
fashion.mp3 ❤

Francisco Santander
Francisco Santander
Vamos Chile, nace una nueva ilusión futbolera ⚽

Alexandre de Orio
Alexandre de Orio
Last saturday with Gypsy Jazz Duo at parmdelivery #gypsyjazz #parm #campobelo #sp em PARM https://t.co/VNKu27yet0

Brazil Sales
Brazil Sales
If jobs with titles like "Medical Sales Rep 2" sound appealing to you, follow us to hear about these types of oppor… https://t.co/rlu5c8pII7

Disco Dramma
Disco Dramma
yay maxs, manda playS! ❤