CAAP ASA - Assistência Social ao Adolescente

Rua Professor Vilalva Junior, 339 - Moinho Velho
São Paulo SP  04285-120

Telefone: 0112915-7527

CAAP ASA - Assistência Social ao Adolescente

O CAAP ASA é uma entidade cuja finalidade é exclusivamente de Assistência Social, prestando atendimento 100% gratuito a população, no âmbito da “proteção social básica” e dentro dos parâmetros estabelecidos na L.O.A.S.– Lei Orgânica da Assistência Social.
A entidade realiza atendimento planejado e continuado, através de uma ação que, como método, tem natureza socioeducativa e caráter preventivo, visando contribuir para a proteção integral, desenvolvimento e socialização dos adolescentes em condições de vulnerabilidade, risco e exclusão social, através de atividades "facilitadoras" ao exercício da cidadania. O atendimento socioeducativo se estende à formação para o mundo do trabalho (programa de aprendizagem profissional), tendo nesse uma “ferramenta” de promoção social, para superação de dificuldades e a efetivação de direitos sociais, estendendo essa ação à família e a comunidade.
Os jovens e famílias atendidos no CAAP-ASA são aqueles que não são contemplados em outros projetos de capacitação. O atendimento é realizado sem discriminação, respeitada a universalidade de direitos e conforme os programas e projetos de que a entidade dispõe. O CAAP-ASA busca auxiliar o jovem, a família e, em médio prazo, toda a comunidade, no enfrentamento do quadro de pobreza, vulnerabilidade e de exclusão, no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos.

Nossa história (resumo)

O CAAP ASA foi fundado em 28 de outubro de 1980, por membros da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga e do Rotary Club de São Paulo Ipiranga, e presta um serviço de assistência social, através de um programa de formação e capacitação.
Tendo a filosofia de ação sido elaborada em 1962 em São Carlos, quando se criou a obra buscou-se um nome, na época eleita a sigla e denominação "CAMP- Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro". Como o curso de formação começou a ser feito em grupos de jovens, com o máximo de dez meninos e meninas, esse passou a se chamar “Patrulha” (conceito originário da prática escoteira, mais conhecida na época), mas sem nunca pensar em “Rádio-Patrulha” ou “Patrulha-Militar ou Policial”, pois a obra é essencialmente social e educacional. O “Patrulheiro” não vai patrulhar coisa alguma. É só uma questão de denominação, sem qualquer implicação com organizações militares.
A filosofia de atendimento foi idealizada como uma filosofia de educação, direcionada ao campo da assistência/promoção social e foi sendo estruturada, através de um programa próprio, para a formação de adolescentes com dificuldade de acesso a recursos socioeconômicos. A estratégia de ação tinha como base os passos: EDUCAÇÃO - RECREAÇÃO- TRABALHO - entendendo a educação como um processo, que engloba a história pessoal/cultural do educando; a recreação, pela prática de esportes, atividades recreativas e culturais proporcionam espaços para o reconhecimento da identidade pessoal e do grupo bem como para a expressão criativa do adolescente, vindo o trabalho, realizado na forma de treinamento educativo, em local adequado e de modo orientado/supervisionado, para completar seu aprendizado e formação.
Esse movimento socioeducativo nascido no interior de São Paulo, chegou a capital e foi abraçado por clubes de serviços e associações comunitárias, no caso do CAAP ASA, inicialmente por membros da Associação Comercial-Ipiranga e Rotary Ipiranga, e mais tarde por membros do Rotary Anchieta, Independência, Saúde e, recentemente, Vila Carioca.
O Rotary Club São Paulo Ipiranga e a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga fizeram um movimento na comunidade para criação do CAMP´Ipiranga, em seguida CAAP´Ipiranga e atual CAAP-ASA. Lançaram cartazes convidando a comunidade para a realização de eventos, levantando recursos para o início dos trabalhos e deram inicio ao atendimento na sede (cedida) da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Ipiranga à Rua Benjamim Jafet n.95 - Ipiranga. Em 1983, chegou o momento de construir uma sede própria. Empreendeu-se campanha buscando um terreno na comunidade e através do companheiro Guilherme Teodoro Mendes com o apoio do então Administrador Regional Durval Freire, chegamos ao terreno da Rua Profº Vilalva Júnior, 339 – Moinho Velho, e o CAAP se associou ao CMD Moinho Velho, com a cessão do terreno/área através da Secretaria Municipal de Esportes. Muitas campanhas foram feitas para construção da sede, até a inauguração oficial, realizada em 1985, pelo Prefeito Mário Covas.
No intuito de ampliar sua ação social e preparar melhor o jovem para uma intervenção efetiva na comunidade, como cidadão atuante e futuro profissional, buscou-se melhorar a qualidade das atividades de formação para o trabalho, sempre priorizando a qualidade de vida do jovem, da família e da comunidade, aliado às ações de efetivação da cidadania.
Em 1992 o Programa do Curso Básico desenvolvido na entidade recebeu amparo efetivo através do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, pelo parecer 1175/92 que aprovou e autorizou o currículo básico do curso ministrado nas entidades filiadas à FBP-Federação Brasileira de Patrulheirismo, bem como “as atividades de formação e preparo para o trabalho”, o que fortificou a proposta educativa aliada ao programa de assistência social e reafirmou o “Patrulheirismo” como uma alternativa séria e compromissada com a formação dos jovens da comunidade.
Em abril de 2000, considerando os parâmetros definidos na LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a nova matriz curricular foi novamente submetida ao CEE-SP, sendo entendida como programa “Qualificação Profissional de Nível Básico”, como um curso Livre, não estando sujeito a um regimento escolar, mas tendo carga horária e programas definidos por sua Federação. A “Qualificação Profissional de Nível Básico” é entendida como estudo complementar para jovens do ensino fundamental. Desse modo, independe de escolaridade prévia e reafirma o papel de assistência social do programa que sobrepõe a educação neste caso, e tem duração variável visando a capacitação para o mercado de trabalho atual, conforme Decreto 2208 de 17/04/97. O Parecer–CEE-SP92/2000, indica que o curso é programa de educação não formal, tendo o CAAP autonomia no seu desenvolvimento. As disciplinas curriculares são trabalhadas com critério interdisciplinar, junto com a orientação educacional e o atendimento social, visando o desenvolvimento de competências básicas e específicas para a solução de questões do cotidiano, consistindo um processo de formação integrado – teoria, prática e formação humana/cidadania.
A solicitação de qualificação a nível básico junto ao Conselho Estadual de Educação (formulada pela FBP, atual FEBRAEDA – Federação Brasileira das Associações Sócio-Educacionais de Adolescentes), teve fundamento na vocação social da ação institucional, que tem como opção atender àqueles jovens que não são atendidos em outros programas de formação.
Como as ações do programa de assistência social visam a formação humana, a cidadania, a autonomia e promoção social dos adolescentes e suas famílias, a entidade sempre se utilizou de “ferramentas” interdisciplinares das áreas de educação e do trabalho para a formação dos adolescentes e para capacitá-los para a superação de dificuldades e sempre na ótica da proteção social, em setembro de 2001, o CAAP implantou o "Programa de Aprendizagem Profissional", com base na lei federal 10.097/00, e orientação do Ministério Público do Trabalho que apoiou a adaptação do programa de vivência profissional à lei da aprendizagem, proporcionando aos adolescentes a inserção no mercado de trabalho como jovens aprendizes, com a garantia de todos os direitos trabalhistas e previdenciários através da entidade (registro em CTPS e outros) , além do atendimento sócio-educativo já realizado no núcleo de formação e de outros serviços já desenvolvidos como o de alimentação diária, atividades/organizações comunitárias e do convênio de assistência médico-hospitalar proporcionado aos jovens pela entidade, gratuitamente.
Em 2002, alteramos nossa denominação para CAAP´Ipiranga – Centro de Apoio ao Aprendizado Profissional do Ipiranga - mediante Assembleia Geral Extraordinária, adequando a denominação da entidade à política de atendimento ao adolescente (retirando o termo “menor”) e ao trabalho realizado de formação e capacitação (aprendizado e aprendizagem profissional).
Em 2005, e mediante proposta da Federação das Entidades SocioEducacionais de Adolescentes além dos fundamentos já expressos na ação “EDUCAÇÃO-RECREAÇÃO-TRABALHO”, foi acrescido o aspecto SAÚDE, oficializando-o como um dos eixos de ação e orientação dentro da obra.
Em 2009, com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, a entidade, do mesmo modo, adaptou sua ação, definindo seu foco na realização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (que já era executado no atendimento ao Centro para Juventude desde 2.000, mas agora com a denominação e referenciais mais adequados) e mais tarde, também com os referenciais da Resolução 33/CNAS/2011, que define a “promoção da integração ao mundo do trabalho” no âmbito da assistência social.

A entidade mantém suas inscrições e “diplomas de mérito social” regularmente, sendo:
• SMADS –SECR. MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
• SEADS/COFRAS-SECRETARIA ESTADUAL DE ASSISTENCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL- CADASTRO PRÓ SOCIAL
• UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL
• UTILIDADE PÚBLICA ESTADUAL
• UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL
• CNAS-CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
• CONSEAS-CONS. ESTADUAL DE ASSIST. SOCIAL
• COMAS-CONS. MUNICIPAL DE ASSIST. SOCIAL
• CEBAS-CERT.ENTIDADE BENEFICENTE E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
• CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
• CADASTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - ENTIDADE CERTIFICADORA

É filiada a:
• FEBRAEDA-FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SOCIOEDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES

Em 33 anos de fundação, foram atendidos pelo CAAP-ASA mais de 8.000 adolescentes e suas famílias, e temos inúmeros “casos de sucesso”.

Hoje a entidade mantém parceria/convênio para o atendimento dos jovens em formação com:
- SMADS – Secretaria Municipal de Assistência Social: Programa Centro de Juventude, com 120 adolescentes em formação.
- Instituto Presbiteriano Mackenzie – Faculdade de Psicologia: “Projeto Portfólio” e “Oficina de Técnicas de Vendas”.
- SENAI: Programa de Iniciação do Profissional do Menor (PIPM) e do Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP).
- 46 empresas parceiras da aprendizagem, com 150 aprendizes em formação e acompanhamento.

O CAAP-ASA também oferece a todos os atendidos, atividades recreativas e esportivas, alimentação, orientação à saúde, e outras atividades e “oficinas”, cujo objetivo primeiro é a formação de um bom cidadão.


Como atendemos
O atendimento socioassistencial e as atividades socioeducativas são estruturadas em duas etapas:
1 - "Programa Primeiros Passos": este, é um "Centro de Juventude" conveniado a SMADS-Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (complementado pelo CAAP-ASA), no qual promovemos atividades de orientação a jovens de 15 a 17 anos, de 2ª a 6ª feira, 4 horas/dia na sede do CAAP-ASA, e que visam a sua formação integral, estimulando a sua criatividade, ampliação do seu universo cultural, e a superação de dificuldades socioeconômicas, também desenvolvendo trabalho de fortalecimento de valores e vínculos familiares. A orientação também visa a saúde individual e coletiva, destacando a noção de responsabilidade social e ambiental, no intuito da criação de uma cultura de prevenção de problemas. Neste programa, trabalhamos com o desenvolvimento de habilidades, evidenciando potenciais e ampliando as perspectivas de colocação profissional, no intuito de melhorar sua qualidade de vida, da família e de toda a comunidade.
Após os 6 (seis) meses de atendimento no Programa Primeiros Passos, conforme a necessidade do jovem e sua família, o jovem poderá se integrar na segunda etapa de atendimento: o Programa Vida do Trabalho.

2 - "Programa Vida do Trabalho": este é subsidiado por empresas parceiras e doações da comunidade, sendo o CAAP ASA autorizado à inserção profissional do jovem mediante programa de aprendizagem profissional devidamente registrado no CMDCA-SP-Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo e pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O jovem realiza atividades práticas em empresas parceiras-colaboradoras do CAAP-ASA em horários determinados, conforme parâmetros legais (CNA-Cadastro Nacional de Aprendizagem) e de acordo com contrato firmado entre CAAP-EMPRESA-APRENDIZ. Nesse período, o jovem também comparece à sede para aulas "concomitantes" semanalmente, completando a carga horária teoria-prática validada naquele CNA pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Visite nossa sede

CAAP ASA é uma entidade filantrópica, criada para dar assistência
sócio-educativa/socioassistencial, a mais ampla possível, a adolescentes da comunidade.

O CAAP-ASA tem por finalidade a assistência social como instrumento de proteção social de adolescentes, jovens e seus familiares, em situação de vulnerabilidade social, visando à garantia da vida e à prevenção da incidência de riscos, em conson

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Categorias: ONG, Serviço social, Organização para jovens

Hours

Seg: 08:00 - 21:15
Ter: 08:00 - 21:15
Qua: 08:00 - 21:15
Qui: 08:00 - 21:15
Sex: 08:00 - 21:15



Informar um Problema

São Paulo Tweets

Brazil Sales
Brazil Sales
Don't submit then quit. Apply for jobs like "Account Manager - Brazil" at BMC Software, then look for people you mi… https://t.co/878x5URN7B

TMJ-BRA Jobs
TMJ-BRA Jobs
Looking to score a job at General Electric? You're in luck. Click the link in our bio for the job description and i… https://t.co/pPNcr4ZQMh

Brazil Business/Mgmt
Brazil Business/Mgmt
We're hiring in #SãoPaulo, SP! Click the link in our bio to apply to this job and more: Intern, CRM at Mastercard #BusinessMgmt

antoniovaz
antoniovaz
The best DJ ever! ❤️

Leiloca Pantoja
Leiloca Pantoja
bianca.soares.714 e Eu! Festa freakchic_dedge, dedgesp!

Early Morning Sky
Early Morning Sky
EARLY MORNING SKY São Paulo - Brazil

Chá de Beleza
Chá de Beleza
Me too ☕

Ricardo Tomiatti
Ricardo Tomiatti
| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | #cachaças #saopaulo #sp #brasil #brazil #night #bahia… https://t.co/ugiWZSuwhl

Nosso Transporte SP
Nosso Transporte SP
#Busscar Urbanuss #MercedesBenz OF-1721 - Prefixo 00999 #AutoViaçãoUrubupungá #Onibus #Bus #Buses #SP #BR… https://t.co/JGNBvQ1ABD

Caio Phillipi
Caio Phillipi
RT @iamcaiophillipi: ►FOLLOW ACTOR / MODEL / EXTREME ATHLETE / BMX CAIO PHILLIPI @IAMCAIOPHILLIPI ►NEW PHOTOS https://t.co/SD9w1OJuCc ►"LIK…