Fundacentro/MTB

Rua Capote Valente, n° 710
São Paulo SP  05409-002

Telefone: (11) 3066-6000

Fundacentro/MTB

Responsável pelas publicações desta página:
Alexandra Rinaldi
MTB:24548

Responsável pela alimentação desta página: Evilyn Cristhina da Silva MTB:56155


Criada oficialmente em 1966, a Fundacentro teve os primeiros passos de sua história dados no início da década, quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade. Já em 1960, o Governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro.

A idéia de criar uma instituição voltada para o estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho, com a participação de todos os agentes sociais envolvidos na questão, começou a ganhar corpo. Proposta nesse sentido foi apresentada em março de 1964, durante o Congresso Americano de Medicina do Trabalho, realizado em São Paulo.

Em 1965, após a visita ao País de especialistas da OIT, e de novos estudos sobre as condições necessárias para a implantação da iniciativa, o Governo Federal decidiu pela criação de um centro especializado, tendo a cidade de São Paulo como sede da nova instituição, em função do porte de seu parque industrial.

Assim, em 1966, durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, realizado em São Paulo, foi oficializada a criação da Fundacentro, que teve sua primeira sede instalada no bairro de Perdizes. Datam dessa fase inicial da entidade os primeiros estudos e pesquisas no País sobre os efeitos de inseticidas organoclorados na saúde; da bissinose (doença ocupacional respiratória que atinge trabalhadores do setor de fiação, expostos a poeira de algodão e juta); sobre as conseqüências das vibrações e ruídos em trabalhadores que operam marteletes; sobre o teor da sílica nos ambientes de trabalho na indústria cerâmica e ainda sobre os riscos da exposição ocupacional ao chumbo.

No decorrer de sua história, a Fundacentro viria ainda afirmar sua vocação pioneira na área, com as pesquisas sobre as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho - DORT (à época chamada de lesões por Esforços Repetitivas - LER).

Com a vinculação, em 1974, da Fundacentro ao Ministério do Trabalho - MTb, cresceram as atribuições e atividades da instituição, exigindo um novo salto da entidade: a implantação do Centro Técnico Nacional, cuja construção teve início em 1981, sendo concluído em 1983, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Hoje, a Fundacentro está presente em todo País, por meio de suas unidades descentralizadas, distribuídas em 11 Estados e no Distrito Federal. Atuando de acordo com os princípios do tripartismo, a Fundacentro tem no Conselho Curador sua instância máxima. Nele estão representados, além do governo, os trabalhadores e empresários, por meio de suas organizações de classe.

O ineditismo e a importância de seus estudos deram à Fundacentro a liderança na América Latina no campo da pesquisa na área de segurança e saúde no trabalho. A Fundacentro é designada como centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser colaboradora da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ainda no plano internacional, a Fundacentro mantém intercâmbio com países das três Américas, da Europa, além do Japão e da Austrália. São ações que envolvem desde trabalhos na área de educação até o desenvolvimento de projetos de sistemas de gestão ambiental.

Esta é a página oficial da Fundacentro. Compartilhe nosso ideal!

Produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente.

Mostrar o Mapa Website

Informações do Local


Fundado: Criada oficialmente em 21 de outubro de 1966

Categorias: Centro de pesquisa educacional, Organização governamental

Hours

Seg: 08:00 - 18:00
Ter: 08:00 - 18:00
Qua: 08:00 - 18:00
Qui: 08:00 - 18:00
Sex: 08:00 - 18:00



Informar um Problema

São Paulo Tweets

Luã Araújo
Luã Araújo
#photoshoots #jump #photography #photographer #bookcouplecute #book #becodobatmansp #sp #saopaulo #photoshoot em Be… https://t.co/Lvjw6b0SLf

ClaimCompanies.com
ClaimCompanies.com
RT @TaxiAlphaville: #Cumbica #Guarulhos #Flight JJ8191 from #MIA #Miami to #GRU #SaoPaulo on 21/01/19 at 21:29.

Mark Hillary
Mark Hillary
Venus and Jupiter this morning #saopaulo #Venus #Jupiter https://t.co/lZ76r0In8w

Mo Sena
Mo Sena
The month of January is a special month for São Paulo, because on the 25th it is the city's anniversary that comple… https://t.co/Qf4Il5KzZ1

Caio Phillipi
Caio Phillipi
RT @iamcaiophillipi: ►SKATEBOARDING AT DUSK IN ORLANDO, FLORIDA, USA!

Paulo Henrique
Paulo Henrique
iamhell.official No #THEHOUSE 19/01/19 . #iamhell #banda #live #show #mosh #vocalista #rockband #SP #rockandroll… https://t.co/zOqYmgH51V

Cursos IABD
Cursos IABD
Entenda este caso: https://t.co/eyEYkEQUyB #cursosiabd #iabd #cursosparaadvogados #cursosparamédicos #éticamédica… https://t.co/lzzTlPJcze

Táxi 11 Alphaville
Táxi 11 Alphaville
#Cumbica #Guarulhos #Flight JJ8181 from JFK #NewYork to #GRU #SaoPaulo on 21/01/19 at 19:35.

Eletrone
Eletrone
“It’s simpler than take you there, open your mind...” #eletrone #music #songs #intoyoureyes #uk #br #sp https://t.co/vcrQ3O8NG5

Anderson Verçosa
Anderson Verçosa
Sky full of concrete. #southamerica #saopaulo #sp #sampa #city #buildings #architecture #clouds #cloudy #summer… https://t.co/pDIayfWwLl